Por que estamos aqui?

Com seu bom humor típico, Ajahn Chah fala sobre o medo da morte e sobre o processo de envelhecimento.

Nesta gravação, Ajahn Chah conta sobre a ocasião em que ele mandou arrancar todos os dentes da boca e como o dentista havia se recusado a realizar o procedimento. O que ele não contou aqui é que a ordem que ele deu era para arrancar todos os dentes sem anestesia (não é à toa que o dentista ficou com medo). É dito que antes desse encontro o dentista sequer era budista, mas após ver Ajahn Chah arrancar todos os dentes sem anestesia, virou discípulo dele.

Muitos especulam se esse episódio não foi a causa para os problemas neurológicos que ele sofreu ao fim da vida e que acabaram por deixá-lo completamente paralisado. Mais tarde ele contou aos discípulos que não havia sentido dor pois estava em samādhi, mas que ainda assim estava ciente o tempo todo e pode observar que durante o procedimento ele chegou muito perto de morrer. Imagino que isso se deva ao fato de que apesar do ajahn estar em samādhi, o sistema nervoso continuava presente e atuante e, por azar, justamente os dentes estão diretamente conectados a vários terminais nervosos (por isso mesmo sempre foram um dos alvos preferidos de torturadores por toda a história da humanidade). Talvez o choque no sistema nervoso tenha sido forte demais, e graças a seu mérito ele não morreu na hora como aconteceria com uma pessoa normal, mas ainda assim sofreu as sequelas que vieram mais tarde.

Existe uma tradução anterior em língua inglesa deste ensinamento sob o título “Why are we here?”

Notas:

  • Está pendurado: O esqueleto foi recomposto com arame e pendurado na parede para que as pessoas pudessem usar para contemplação.
  • Króp krua: A palavra “família” em tailandês é o composto “króp krua” (ครอบครัว). “ครอบ” significa “cobrir, envolver”, e “ครัว” significa “cozinha”, e o composto “ครอบครัว” significa “família”.
  • Suco de sofrimento: As lágrimas.

Baixe a transcrição deste ensinamento: Versão PDF / Versão ePub

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.