Guerreiro ou fujão?

Com seu estilo forte e apimentado, Luang Pó Bén convoca os monges ao campo de batalha.

 Notas:
  • Guerreiro / fujão: trocadilho entre as palavras “nak rôp” (นักรบ) e “nak lôp” (นักหลบ).
  • Cabelos, pelos, unhas, dentes e pele: os cinco objetos iniciais para contemplação do corpo. São onde em geral as pessoas constroem e percepção de beleza no corpo humano.
  • As três características: todo fenômeno condicionado é insatisfatório, todo fenômeno condicionado é impermanente, tudo é desprovido de “eu”.
  • Coisa ultrapassada: na Tailândia, aqueles que gostariam que o país se tornasse uma sociedade nos moldes dos países ocidentais, costumam defender a ideia de que os ensinamentos do Buddha não se aplicam aos tempos modernos.
  • Encharcado de saliva: a pessoa dorme com tanto desleixo que acaba babando no travesseiro.

Baixe a transcrição deste ensinamento: Versão PDF / Versão ePub

4 comentários sobre “Guerreiro ou fujão?

  1. Bhante, bom dia, tudo bem com o senhor? tenho uma sugestão para os videos do seu blog, teria como deixar as legendas embutidas nos videos, porque quando se baixa os videos do youtube eles vem sem a legenda, um abraço e tenha um bom dia!

    • Acoplar as legendas aos videos tem desvantagem de ser necessário refazer o video e carregar novamente no YouTube toda vez que alguma correção é feita ao texto. Alem disso, as legendas do jeito que estão dão a possibilidade para os que não falam português utilizarem o sistema de tradução automática do YouTube.
      Para aqueles que querem baixar os vídeos, os arquivos com legendas estão disponíveis no item do menu 'Outras fontes'. Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.