A Importância de Fazer Oposição

Ajahn Mahā Bua fala sobre a importância de se opor às kilesas.

  • Três mundos: mundos celestiais, inferiores e seres humanos.
  • São cemitérios por inteiro: esse é um ensinamento frequente de Ajahn Mahā Bua. Ele compara o corpo dos animais e seres humanos a cemitérios, pois dentro desses corpos todo tipo de micro-organismos vivem e morrem a cada momento.

  • Inferno avīci: dito ser o pior de todos os infernos.

    Baixe a transcrição deste ensinamento: Versão PDF / Versão ePub

10 comentários sobre “A Importância de Fazer Oposição

  1. Sadhu! Sadhu! Sadhu! Muitíssimo obrigado Bhante!!! Parece contraditório, mas tenho a impressão que infelizmente é de certa forma raro ouvir ensinamentos assim, que pedem com veemência para nós nos opormos as kilesas, para contrariarmos, para lutarmos, olha realmente me parece que é raro. Então realmente muito obrigado por trazer pra gente, é realmente um tesouro, porque não é fácil de encontrar, normalmente não nos está disponível ensinamentos assim, não nos ensinam isso, não é assim que falam pra gente fazer. O que é comum mesmo é pedir para descansarmos, para não forçar, para não lutarmos, aceitar, ficar em paz com as kilesas.

    • Eu também tive a mesma reação quando ouvi um ensinamento desse tipo pela primeira vez, na verdade no meu caso eu cheguei mesmo a cair em lágrimas de êxtase e felicidade em saber que também existia esse tipo de Dhamma, que também era possível praticar com essa atitude. Eu só consegui ouvir esse tipo de Dhamma depois que aprendi a falar tailandês, até então eu só tinha acesso ao Dhamma “filtrado” por europeus e americanos. O que acontece é que eles vêm de uma educação duríssima luterana/calvinista, católica ou mesmo judaica, e são muito traumatizados emocionalmente e por causa disso extremamente tensos. Ao mesmo tempo que têm uma vaidade enorme, guardam um grande ódio de si mesmos. Nesse tipo de caso um ensinamento como esse só piora pois a pessoa já é tensa e com muita autocrítica, se disser para lutar, brigar, forçar, controlar a mente, eles ficam ainda mais doidos do que já são. No caso deles o melhor é dizer para deixar estar, relaxar, perdoar, ter compaixão para si, etc, mas nem todos sofrem da mesma doença, não é? Se alguém tem alergia ao calor, tem que ir morar num lugar frio, se tem alergia ao frio, tem que ir morar onde é quente. Quem tem a cabeça muito quente tem que ouvir “relax, let go…”, quem tem a cabeça muito fria tem que ouvir “LEVANTA VAGABUNDO!!!” rs, rs, rs,

  2. kkkk, Bhante realmente é muito inspirador mesmo!!! Bhante um amigo meu disse que o vídeo está sem legenda eu não pude verificar ainda porque no computador que estou não passa vídeos de internet, no caso eu li o texto somente. poderia por favor verificar se está tudo ok.

    • Não sei qual pode ser o problema, talvez seja o seu browser. No Firefox e o Google Chrome (ambos para Linux) está funcionando. Quand o video está rodando aparece um desenho "CC" na parte de baixo do video, veja se não é necessário clicar ali para as legendas aparecerem.

  3. Bhante pequenos errinhos de digitação, em 3:46 "apanas" – apenas, em 5:27 "tendo ver" – tendo visto, ou, tentando ver, em 29:20 "não está tem paz" – não está em paz, ou, não tem paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.