Investigando a Realidade

Em conversa com monges visitantes Ajahn Paññāvaddho fala sobre as diferentes técnicas de meditação que utilizou no início da sua prática. Obs.: Apesar de pouco conhecido no ocidente, Ajahn Paññãvaddho era respeitado como grande mestre dentro do circulo de monges da tradição da floresta e dois eventos ocorridos após sua morte são de fato intrigantes:     1- Durante seu funeral um arco-íris circular surgiu ao redor do sol no exato momento em que o caixão foi trazido à pira crematória, mais uma vez quando sua biografia foi lida e novamente quando o fogo foi aceso, o que é de fato curioso uma vez que não havia nenhuma nuvem ou sinal de chuva no céu naquele dia. Uma gravação do ocorrido pode ser vista nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=ZaMT8G7lJnU     2 – Alguns meses após a cremação, restos de ossos resultantes da cremação transformaram-se em relíquias (prah tát), mudando de cor e característica o que segundo a tradição na Tailândia ocorre graças à pureza mental do praticante quando ainda vivo.

Notas:

  • Wat Pak Nam: esse é o monastério onde se originou o método difundido pelo grupo Dhammakaya. Apesar do Wat Pak Nam em si e o grupo Dhammakaya não estarem diretamente relacionados, ambos ensinam a mesma técnica de meditação. Mais informações sobre Dhammakaya podem ser encontradas nesse link: esoteric-teaching-of-wat-phra-dhammakaya
  • Tahn Ajahn: refere-se a Tahn Ajahn Mahā Bua
  • Vim para cá: refere-se a Wat Pah Ban Tad.
  • Cerca de cinco anos: provavelmente quer dizer que ele já era bhikkhu há cerca de cinco anos.
  • Ajahn Singtóng: um dos principais discípulos de Ajahn Mahā Bua, falecido no referido acidente aéreo.
Baixe a transcrição deste ensinamento: Versão PDF / Versão ePub

2 comentários sobre “Investigando a Realidade

  1. Olá! Bhante Mudito,o Ajahn Paññãvaddho era um monge estrageiro? Ele não parece ser Oriental, ele tem fisionomia de um Ocidental. Se ele for Ocidental você saberia me informar de qual país ele era?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.