Mantendo o Nível de Prática

Nessa desanā Ajahn Chah pede aos monges que não deixem o nível de prática cair e aponta causas para que o grupo de monges se degenere. 

Notem que em certa parte ele diz algo que aparentemente contradiz o ensinamento de Ajahn Jayasaro publicado nesse mesmo site no dia 17/04/2012, quando ele diz que o comportamento do professor não deve servir de exemplo  aos discípulos. Peço licença para apontar alguns detalhes para que não haja má interpretação: Ajahn Chah de fato se comportava de maneira exemplar, o que ele cita aqui tem a ver com seu estado de saúde, como já explicado na gravação, e com o seu papel de professor: ele era muito famoso naquela época e a quantidade de pessoas que vinham visitá-lo e pedir conselho era muito grande, às vezes ele passava o dia inteiro recebendo visitantes e isso à primeira vista vai contra o que ele dizia aos monges: “falem pouco, não fiquem conversando…”. Outro exemplo: ele era bastante criativo em “sacudir” seus discípulos quando necessário, às vezes fazendo uso de linguagem e gestos rudes, o que também ia contra o que ele exigia dos monges: comportamento impecável, educação e respeito quando conversando com qualquer pessoa. Por favor não pensem que ele aprovaria de um “mestre” enriquecendo às custas dos discípulos, bebendo e tomando drogas, ou usando o grupo de praticantes como curral sexual como ocorre muito em várias linhagens “espiritualistas” e infelizmente, o budismo não escapa a essa regra. 
Há uma segunda tradução desta mesma desanā para a língua inglesa chamada “Mantaining the standard”.  

Notas da Tradução:

  • Opondo: a palavra em Thai é “otôn”. Se traduz mais corretamente como “aguentar” no sentido de ser capaz de suportar algo, mas aqui é usada de forma um pouco diferente, mais como “opor-se a algo” ou “ir contra”.
  • Samsāre dukkham, Samsāra dukkham (pāli): trecho do Dhammapada.
  • Attanā codayattānam (pāli): trecho do Dhammapada.
Baixe a transcrição deste ensinamento: Versão PDF / Versão ePub

Um comentário sobre “Mantendo o Nível de Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.